Apresentação


VIII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. 
Memória, Educação e Religiosidade: Transformações e Resistência.

 22 a 24 de outubro, UEMA – Centro Histórico, São Luís - MA 


   O Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão é o mais antigo evento do Curso de História da UEMA. Iniciado no ano de 2005 possui 14 (quatorze) anos de existência e está em sua oitava (8ª) edição.
   O Encontro é importante por auxiliar o fortalecimento da Graduação e PósGraduação em História no Maranhão, visando o pensar e o repensar da História problematizadora e da ligação entre passado e presente, tal como a herança pregada pelo novo fazer historiográfico relacionado à História dos Annales. 
   O tema deste ano, Memória, Educação e Religiosidade: Transformações e Resistência discute uma importante questão que está relacionada aos debates pelos quais passa a História no Brasil, por conta da Reforma no Ensino Médio e a Base Nacional Curricular. Além disso, o Encontro problematiza as dificuldades que a educação em geral está passando neste momento, no qual há um questionamento no Brasil sobre a relevância da área das Humanidades. 
   Pretendemos responder as seguintes questões: é importante valorizar a educação e o estudo das Ciências Humanas? O estudo da História é relevante para a sociedade de forma geral? Por quê? E ainda: por que este evento é importante para o Maranhão e também para a História Antiga e Medieval no contexto nacional? 
   Assim, o VIII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão contribui com as discussões atuais, já que mostra que, a Antiguidade a Medievalidade, a Modernidade e a Contemporaneidade, todos esses períodos históricos, trazem um legado importante para a humanidade, motivo pelo qual é importante estudar e debater todas as temporalidades da experiência humana e sua relação com o presente. 
   Desta forma, este evento, que já tem forte tradição no Maranhão e no país, é realizado desde o ano de 2005 pela UEMA, com apoio da UFMA e de outras entidades como a ANPUH-MA. Além disso, auxilia o fortalecimento de grupos de pesquisa do Maranhão, como o Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos e o Mnemosyne – Laboratório de História Antiga e Medieval, e sua relação com outros grupos de pesquisa no Maranhão, no Brasil e no exterior.

OBJETIVOS DO VIII ENCONTRO 

   Construir um intercâmbio de discussão de ideias entre pesquisadores internacionais e nacionais de História Antiga e Medieval ampliando, dessa forma, o debate historiográfico e as pesquisas na área; estimular publicações envolvendo pesquisadores internacionais e nacionais na área dos estudos antigos e medievais; manter a periodicidade dos eventos de Antiga e Medieval no Maranhão e fortalecer a área no nordeste e no Brasil; Apontar ao público em geral a importância de se estudar História Antiga e Medieval nos dias atuais; Identificar as manifestações culturais do Maranhão que contenham características, permanências, apropriações e re-apropriações da Antiguidade e Idade Média; Proporcionar o intercâmbio entre os profissionais e alunos de História no Maranhão com os estudiosos de outras universidades brasileiras e internacionais; Fornecer subsídios para a atualização dos professores do ensino Fundamental e Médio nas áreas de Antiga e Medieval; Estimular o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas de História Antiga e Medieval pelos alunos universitários no Maranhão através da discussão sobre as fontes de pesquisa; Contribuir com a valorização do Maranhão, reforçando a ligação do estado com atividades culturais e históricas; Fortalecer a Pós-Graduação em História nas áreas de Antiga e Medieval.



LOCAL: Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão Rua da Estrela, 329, Centro Histórico – São Luís, MA.

COORDENAÇÃO 
Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA/Brathair/Mnemosyne/REHCULT) 
Profa. Dra. Ana Lívia Bomfim Vieira (UEMA/Mnemosyne) 
Prof. Dr. Marcus Baccega (UFMA/Brathair/REHCULT) 

EQUIPE ORGANIZADORA 
Prof. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes (UEMA) 
Prof. Dra. Júlia Constança Camêlo (UEMA) 
Prof. Dra. Solange Pereira Oliveira (UEMA-Brathair) 

COMISSÃO CIENTÍFICA 
Prof. Dra. Adriene Baron Tacla (UFF) 
Prof. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes (UEMA) 
Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Jr. (UFRJ) 
Prof. Dra. Dulce O. Amarante dos Santos (UFG) 
Prof. Dr. Edmar Checon de Freitas (UFF) 
Prof. Dra. Manuela Mendonça (Universidade de Lisboa/Ac. Port. de Hist-APH) 
Prof. Dra. Margarida G. Ventura (Universidade de Lisboa/Ac. Port. de Hist-APH) 
Prof. Dra. Maria Eurydice Ribeiro (UnB) 
Prof. Dr. Mário Jorge da Motta Bastos (UFF) 
Prof. Dra. Terezinha Oliveira (UEM) 
Prof. Dra. Vânia Leite Fróes (UFF) 

REALIZAÇÃO: 
Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos 
Mnemosyne – Laboratório de História Antiga e Medieval 
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) 
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 

APOIO: Departamento de História e Geografia/Curso de História - UEMA 
Programa de Pós-Graduação em História – UEMA (PPGHIST-UEMA) 
Programa de Pós-Graduação em História – UFMA (PPGHIS-UFMA) 
Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM 
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG-UEMA 
Pró-Reitoria de Extensão – PROEXAE-UEMA 
Associação Estadual de História do Maranhão - ANPUH-MA 
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FAPEAD 
Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura Material (REHCULT-UFMA) 

Nenhum comentário: